
A pesquisadora de tendências Li Edelkoort passou o dia com a redação de Marie Claire, por quem foi convidada à primeira edição de um projeto que pretende reunir anualmente profissionais de comunicação e moda para refletir sobre a criatividade. O evento chamado Inspiração ocupou em sua primeira edição o Auditório Ibirapuera, em SP, na chuvosa tarde desta terça, 22.

“Precisamos pedir pra ligar o ar-condicionado, não quero ninguém dormindo enquanto estiver falando”, divertia-se a hiperativa investigadora do futuro da moda e do consumo. Sempre preocupada com a maquiagem (não largou do batom e pediu pro maquiador reforçar suas sobrancelhas), comentou sobre os principais projetos de seu estúdio de tendências em Paris (com uma filial em NY e uma representante em São Paulo há poucos meses).

Em especial, falou de um projeto que fez para a matriz francesa de Marie Claire, em que estudou a publicação para melhor apresentar ao mercado publicitário sua mentalidade. Este é, por sinal, o conceito que segue em todo seu trabalho de pesquisa. “Números de audiência e circulação não significam mais nada. Dados demográficos já eram, nem gêneros existem mais. Temos que identificar a mentalidade da pessoa dentro do grupo que ela pertence.” Também sugeriu para uma versão brasileira da Marie Claire Maison, caderno francês de design e decoração que ela diz amar.
A primeira palestra rolou às 15h para um grupo pequeno de convidados especiais, sobre como a noção de individualidade perdeu o sentido e como é preciso os comunicadores compreenderem novos envolvimentos afetivos entre as pessoas, sua família e os produtos que consome. Duas horas depois, abriu-se o auditório propriamente dito e para a platéia quase lotada indicou os valores que devem aparecer nas coleções do verão 2011, que só serão desfilados em meados de 2010 e só devem chegar às lojas em dois anos!

Fonte:http://colunas.marieclaire.globo.com
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