A cidade de Guimarães voltou a estar na moda. Como tem vindo a ser habitual desde há 10 anos, a Escola Profissional Cenatex organizou um desfile com criações dos alunos no centro histórico da Cidade-Berço. O grande convidado desta edição foi o estilista e ex-aluno Rafael Freitas.
Para comemorar o 11º aniversário do “Moda Guimarães”, o Cenatex tentou organizar um desfile que abrangesse vários segmentos de mercado, tendências de moda e estilos de vestir, mas também tentou evidenciar um dos lemas de que se orgulha, que é a aposta que faz na formação ao longo da vida, valorizando o intercâmbio de experiências e saberes entre os diferentes níveis e modalidades de ensino, e, ainda, a relação estreita que mantém com os seus ex-alunos», conta Marina Mota Prego, coordenadora do curso técnico de Design de Moda.
A primeira parte do evento foi marcada por um apontamento de moda da autoria do estilista e ex-aluno Rafael Freitas e, de seguida, foram apresentados os projectos individuais e colectivos dos alunos seniores do Curso de Design de Moda Pós-Laboral de Formação Modular Certificada. Posteriormente, tal como é habitual, os alunos do 11.º ano estrearam-se em passerelle com um projecto infantil colectivo, que tentou associar dois temas aparentemente antagónicos: o Ballet e o Rock.
«A terceira e última parte, e porque esta é sem dúvida a causa primordial deste evento, o desfile continuou com a apresentação individual das colecções dos alunos do 12.º ano, com o objectivo de demonstrarem as competências criativas e técnicas que adquiriram nos três anos de formação. Vários foram os temas abordados, todos eles adaptados às tendências de moda para o Verão 2011. As criações apresentadas pelos alunos procuraram ir ao encontro das necessidades do tecido empresarial da região, conciliando a vertente artística com a comercial. Este ano, os temas seleccionados tentaram também abordar problemáticas tão actuais e relevantes como a crise mundial, os conflitos étnicos, culturais e sociais, o consumismo ou as catástrofes ambientais. Com isto, tentou-se despertar consciências e abolir preconceitos, ainda tão característicos do nosso país», refere Marina Mota Prego.
Para o Cenatex este evento é mais um meio de apresentar à comunidade local e aos empresários têxteis a qualidade e o profissionalismo do trabalho desenvolvido pelos alunos. «Apesar da crise instaurada, com especial incidência na Região do Vale do Ave, os nossos empresários continuam a considerar que é fundamental actualizarem as empresas através de um forte investimento na criação e na afirmação internacional das suas marcas. Talvez por este facto, vários foram aqueles que estiveram na assistência, comprovando que esta escola, com este curso, é um contributo, mesmo que indirecto, para o desenvolvimento de um sector ainda representativo desta região – o Têxtil», salienta a coordenadora do curso técnico de Design de Moda.
A 11.ª edição do Moda Guimarães contou com a presença de manequins como Gonçalo Santana, Fiona, Sofia Baessa, Diana Pereira, Jô, entre outros, e foi apresentado por Cristina Alves, do conhecido programa de televisão Portugal no Coração.
Fonte: Portugal Têxtil
Nenhum comentário:
Postar um comentário