Habituados às dificuldades provocadas pela Mãe-Natureza, os
japoneses parecem estar a recuperar rapidamente da tragédia que abalou o
país em Março. Os esforços de reconstrução já começaram e há muitas
empresas internacionais envolvidas na ajuda humanitária mas também a
aproveitar as oportunidades de negócio que o Japão ainda representa.
Nesta edição do Jornal Têxtil, fique a conhecer a situação actual
deste país pelos olhos de quem lá vive e as oportunidades de negócio a
não perder para as empresas portuguesas da indústria têxtil, vestuário,
calçado e decoração. Damos ainda conta dos efeitos do sismo e do tsunami
nas empresas lusas que trabalham o mercado e das estratégias de
investimento que as grandes marcas internacionais estão a implementar
para continuarem a crescer neste mercado.
E para quem quer investir no Japão na área da decoração, nada melhor
do que começar pela Interior Lifestyle Tokyo, a feira de decoração de
interiores que terá lugar no próximo mês de Junho. Em Junho também se
realiza a feira Texmed, na Tunísia, e muitos outros certames que pode
ficar a conhecer na nossa agenda. Ainda nas feiras, fique por dentro do
sucesso das empresas portuguesas na Modacalzado, Milano Unica, Curve NY,
GDS, Colombiatex e Boot, que seguiram a onda de optimismo e retoma de
que o sector tem beneficiado.
As empresas portuguesas estão, de resto, em “maré alta”, como mostram
os resultados da TMG, que depois de uma reestruturação está em modo de
crescimento, da Docofil, que aposta na internacionalização para o
mercado francês, e da Fernando Valente SA, que investiu muito capital em
maquinaria topo de gama. Também a Endutex tem investido, nomeadamente
em I&D, e aguarda actualmente dois projectos de patente
internacional.
Descubra ainda os segredos do sucesso da Fitor, que tem vindo a
recuperar de uma situação negativa para um crescimento considerável em
2010, na entrevista exclusiva do seu CEO, António Pereira, ao Jornal
Têxtil.
A moda é outro ponto forte desta edição de Maio do JT, com os
criadores portugueses a surpreenderem cada vez mais. Sabia que há uma
nova dupla nacional de criadores? E que o burel voltou a ficar na moda
graças à parceria entre a Burel Manteigas e a aforestdesign? E que o
criador Ricardo Preto tem um novo projecto com uma marca nacional?
Revelamos tudo ao pormenor nesta edição…
…E ainda mais, como as tendências do calçado para o próximo
Outono-Inverno e os fios para a Primavera-Verão 2012. Já no vestuário,
os jeans modeladores somam e seguem como peça incontornável no
guarda-roupa da mulher actual.
Na inovação, conheça as “armaduras líquidas” que vão equipar as
forças militares no futuro, os avanços nos materiais compósitos com base
na biomimética da madrepérola e ainda a carpete à prova de elefantes e
rinocerontes.
A tudo isto soma-se ainda as mais recentes notícias sobre o
investimento das retalhistas de fast-fashion no nosso país, nomeadamente
a Primark e a H&M, a possível nova cadeia de retalho da Inditex, as
tendências que irão moldar a loja do futuro, as mudanças e
desenvolvimentos na ITV espanhola, as novas medidas das crianças
britânicas, as projecções para o sector de lingerie no mercado francês,
as apostas ecológicas da Benetton e M&S e até uma alternativa mais
amiga do ambiente ao jacto de areia.
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