sexta-feira, 3 de abril de 2009
Gatos e cão "chefiam" estações ferroviárias no Japão
Dois gatos e um cachorro receberam a missão de atrair passageiros curiosos para vê-los e aumentar o movimento nas estações ferroviárias, reativando assim o uso de trens regionais no Japão. Os animais foram nomeados "chefes" da estação e em seu trabalho diário podem ser vistos de chapéu e uniforme oficial.
A gata Tama foi a primeira a assumir o posto, há quase três anos, segundo explicou à agência EFE a porta-voz da estação de Kishi, no centro do Japão, onde trabalha a felina, cujos passos foram seguidos pelo gato Bus e o Yorkshire Terrier Maron. Os peculiares empregados ferroviários têm livros dedicados a eles, usam uniformes oficiais sob medida e, no caso de Tama, conta até com um trem em sua homenagem.
As dificuldades econômicas provocaram uma redução no número de passageiros que usam o transporte local no Japão, prejudicado também pela imigração dos mais jovens para as grandes cidades. Os três animais têm cumprido seu papel para reverter a tendência de baixa nas províncias em que trabalham. Durante os últimos três anos, a estação de Kishi, viu crescer o número de passageiros diários a até 6 mil.
Durante o horário de trabalho, Tama usa uma capa e um chapéu de ferroviário e se deixa observar na cabine do condutor pelos quase 2,2 milhões de passageiros que visitam anualmente a estação. A companhia ferroviária para a qual trabalha, a Wakayama Dentetsu, acaba de apresentar um trem de dois vagões dedicado à gata que abriga mesas de madeira, sofás, áreas de recreação para animais e uma biblioteca com livros sobre cães e gatos.
Na estação de Aizuwakamatsu trabalha o gato Bus, que já atraiu 28 mil passageiros em seis meses, segundo o site da companhia ferroviária. Antes de ocupar o posto, o felino já era famoso por aparecer em um programa de previsão meteorológica de um canal de TV local.
Desde junho, um cão também ocupa posto de destaque em uma estação ferroviária japonesa. Maron, que recebeu o título de chefe honorário da estação de Okunakayama-kogen, da companhia IGR, em Iwate. Assim como os demais funcionários da estação, o Yorkishire dispõe de três uniformes. Maron, propriedade de uma trabalhadora da estação, gosta de jogar futebol e passear e tem preferência por carne de galinha, segundo o porta-voz da estação ferroviária.
O Japão tem os mais altos índices de sentimento de solidão do mundo, o que pode explicar o interesse por animais de estimação, como cães e gatos, para os quais existem salões de beleza e massagistas. Segundo um comunicado da seguradora Anicom, o gasto anual dos japoneses com o cuidado com seus cães aumentou 20% em 2008, atingindo US$ 2,570.
Fonte:Com informações da agência EFE/redação terra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário