As feiras WHO’ S NEXT e PREMIERE CLASSE terminaram terça-feira 25 de Janeiro, após 4 dias de apresentação
das coleções inverno 11-12. No total passaram as portas do hall 01 e
2.2, 54.182 visitantes, marcando uma progressão de 4% em relação à
Janeiro 2010. O domingo particularmente foi animado com um pico de
19.448 pessoas, seguido pelo sábado e segunda-feira, sendo a
terça-feira, ligeiramente mais calmo.
Esta sessão favoreceu-se mais uma vez da sinergia entre ambas
as feiras profissionais e testemunhou um comparecimento forte de
visitantes franceses (+2.1%) e internacionais (de +6.7%): 65% da França
(isto é 35.030 visitantes) e 35% de estrangeiros (19.152 visitantes). Os
italianos, os espanhóis, os belgas e os japoneses mostraram seu compromisso com a feira, com aumentos que variam de 13 até 24%.
Novidade que favorece vendas
Com mais de 25% de marcas novas, a WHO ´S NEXT e a PREMIERE CLASSE
tem confirmado mais uma vez sua posição como observadores de novos
talentos. E para sublinhar este posicionamento, nossa organização não
hesitou em dar destaque em toda identidade visual, assim como no desfile
dos jovens criadores, que representam a nova guarda da criação
internacional.
Philippe Commault, comprador fiel da WHO’ S NEXT, que possui cerca de
25 lojas no Oeste da França (Kaki Crazy, C Back e Crazy Republic) está
convencido: “Nós que estamos atrás de novidades, é em Paris que vamos
encontrar. A relação qualidade x preços, são excepcionais”.
Através de FAME o ATELIER, novo espaço que agrupa uma dezena
de marcas à entrada do universo FAME, a WHO’ S NEXT quis apostar na gama
criativa de produtos high-end e para multimarcas cada vez mais
seletivas e na procura de estilo tanto quanto exclusividade.
E a aposta parece ter funcionado. Sam Attye, o fundador de Simoné
Sauvage, que apresentava as suas coleções pela primeira vez, declara
“ter feito uma boa feira e de ter apreciado muito este espaço
privilegiado onde houve muita passagem. As pessoas pararam,
questionaram, e o melhor de tudo… pedidos concluídos!”.
Para Christophe Rozenbaum, líder do grupo Women Dept. (Et Compagnie,
R867 e So Soon) que expôs também pela primeira vez à WHO’ S NEXT, na
extensão do universo PRIVATE (hall 2.2), o entusiasmo é similarmente
comunicativo. “Era reticente à ideia de ser presente sobre este novo
espaço. Mas os meus temores desapareceram a partir do primeiro dia.
Apesar do fato de estarmos ao anexo do hall 1, vimos gente de todo
mundo. Não menos de 80 novos clientes, entre eles detectamos lojas mais
antenadas e de alta gama que nas outras feiras que temos frequentado. A
animação do mercado Vintage no grande corredor que interligava o hall 01
ao 2.2 foi muito bem vista. Estávamos perfeitamente à vontade no
universo onde encontramos ser coerente e de um bom nível de gama de
produtos”.
A PREMIERE CLASSE, também foi novidade entre os compradores e marcas,
como testemunha o sucesso de Parure, Alexandra Marnia, Place 102 and
Bohême, todos concretizaram vendas enquanto que expunham pela primeira
vez.
Dinamismo sem precedentes
Do lado do universo urbano da WHO’ S NEXT, o FACE, área que recebeu
parabéns por sua organização. Philippe Bouloux, presidente de Teddy
Smith e Kiliwatch Jeans, define o universo em “profissionalismo” um
evento composto “de belos stands e de bons produtos”. Já Jean-Roger
Sainflou, diretor da Puma Lifestyle, nota também “a atmosfera feliz e a
ausência melancólica”. Propósitos que fazem eco ao Origami Jewellery na
PRIMIERE CLASSE: “o ambiente continua bom”. “A feira é comunicativa no
sentido onde os designers trocam entre si experiências e informações
sobre pontos de venda”.
Os compradores, “que eram amadores há alguns anos, tornaram-se
altamente profissionais”, adiciona Jean-Roger Sainflou. “Nós trabalhamos
como loucos”. A feira excedeu todas nossas expectativas! “tiramos
pedidos que foram o dobro de nossas expectativas”.
A oferta pelo feminino se fez pela maioria de produtos nesta edição.
“Foi excepcional para Kaffe et Cream: nós fizemos mais de 150 contatos,
finalizamos mais de 67 novos e algumas vezes ficamos até às 22:00h
finalizando pedido!”, revela Linda Goldstein, agente francês, também
responsável pelo projeto.
Este sentimento foi compartilhado por Eddy Rizal, vice-presidente da
marca Hôtel Particulier, de Rizal e de K-Yen, que elogia “feira
excelente que caracteriza uma aproximação global para esta indústria.
Nós atendemos todas as semanas de moda e tomamos proveito da WHO´S NEXT
aura internacional para estender nosso impacto nos outros países”.
Laurence Bry, gerente de marketing da Sebago e Caterpillar Footwear,
observou a ampla gama de clientes: “grandes lojas de departamento
estiveram aqui, assim como prospectes e ex-clientes. Mas a mais
surpreendente tendência é o ascendente crescimento de boutiques on-line
para os próximos 3 e 4 anos”.
Seguindo para a 2ª edição
Outro ponto forte desta edição de Janeiro: é que há um tempo a 1ª
temporada de feiras em Paris, era uma etapa determinante de passagem
para o ato de compra, antes então realizado na segunda leva de eventos
(junto com a semana de moda) e o que se percebe agora é que isso não se
ocorre definitivamente mais. Os compradores mantiveram já a solicitação
de pedidos nesta edição.
“A 1a sessão é dinâmica e cada vez mais internacional no que diz
respeito aos compradores. Fiz em janeiro um dos meus melhores salões,
bem difuso em termo de cifras de negócios. Vi muitos japoneses, assim
como franceses, italianos e belgas. A maioria deles fez pedidos”,
comenta Catherine Parra, fundadora da marca de bolsas Éponyme e
expositora da PREMIÈRE CLASSE.
Eric Lopez, fundador da marca Appartement à Louer, acrescenta: “nosso
saldo da edição foi inesperado, tivemos 40% de novos clientes contra
20% dos habituais e recebemos compradores que não vieram na segunda
edição, outubro passado. Um fato novo para-nos, as grandes lojas
estiveram nesta edição”. Discurso que faz eco ao de Christian Beaufort,
criador da marca de sapatos C´entre Maman et Moi: “Embora o infantil não
seja o foco da feira, os especialistas estavam lá, da mesma forma que
grandes redes e lojas boas e especializadas, sendo estes em sua maioria
franceses, espanhóis, belgas e suíços.”
Com a maioria dos visitantes franceses, a segunda edição apresentou
qualidade e o dinamismo em seus compradores. “Nós multiplicamos nossa
cifra de negócios em 2,5 em comparação ao salão de Tuileries” é o que
confirma a marca Carré Royal, que expos pela primeira vez na Première
Classe de Porte de Versailles, onde ela fez seu primeiro pedido para um
cliente japonês.
Foco no masculino
Enquanto acontecia a semana de moda parisiense de moda masculina, a
WHO´S NEXT e PREMIÈRE CLASSE apresentaram não menos que 270 marcas
masculinas no hall 01, puderam ser vistas desde coleções 100% masculinas
e também as de marcas globais com acessórios e roupas com linhas
focadas para o público masculino.
A clareza desta oferta foi apreciada e os pedidos foram
concluídos é o que testemunha Aurora Coll, diretora da marca de sapatos
espanhola George’s Hand Made: “era muito coerente e produtivo para nossa
marca estar cercado de marcas masculinas, tendo em conta que propomos
principalmente produtos para homens. Foi uma excelente feira em termos
de pedidos. Pela primeira vez recebemos a visita de boutiques exclusivas vindas do Paquistão e Israel”.
Para concluir, François Krotoff da The Fair Company, grupo das marcas
Filson, Devold, Baracuta e Quoddy, definiu a feira em apenas uma
palavra: “mais”. “Mais marcas, mais pessoas, mais encomendas e mais
compradores de moda masculina. Especialmente as mais e tão mais
boutiques das províncias, as concept stores masculinas com forte
identidade e também com ofertas muito bem definidas, em resumo a
distribuição da moda masculina”.
Próximas edições:
PREMIERE CLASSE & PARIS SUR MODE ATELIER: 4 a 7 Março 2011, Jardin des Tuileries, Paris
WHO’S NEXT & PREMIERE CLASSE: 3 a 6 Setembro 2011, Porte de Versailles, Paris
MIDDLE EAST FASHION DAYS: 11 a 13 Outubro 2011, Dubai
Isabela Keiko Uagaia
Nenhum comentário:
Postar um comentário