Google+ Badge

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Greenpeace protesta contra transporte de urânio na Bahia

Parte /trecho reportagem revista virtual Ambiente Brasil publiada em - 24/10/2008 -Edição N° 2823

A organização não-governamental Greenpeace demarcou com tinta amarela cerca de cinco quilômetros do trajeto da Avenida Bonoco, em Salvador, percorrido por caminhões carregados de concentrado de urânio. O protesto ocorreu na madrugada de quinta-feira (23).

O objetivo da manifestação era chamar a atenção para o assunto, desconhecido por muitos moradores da cidade, além de “provocar a discussão e mostrar como se dá o ciclo (do urânio) no Brasil”, afirmou Rebeca Lerer, coordenadora da campanha de energia do Greenpeace.

Além da demarcação do trajeto com tinta, os manifestantes desenharam símbolos da radiação e fixaram placas em postes da avenida, para alertar sobre o transporte de material radioativo pelo local.

“Não existem doses seguras para a radiação. Há risco de acidentes ou vazamentos que poderiam liberar o material e contaminar o meio ambiente”, afirmou Rebeca.

A manifestação de quinta-feira (23) faz parte das atividades programadas como seqüência da denúncia feita no relatório Ciclo de Perigo – Impactos da produção de combustível nuclear no Brasil divulgado pelo Greenpeace na semana passada. O trabalho apontou a contaminação da água por urânio na cidade de Caetité (BA).

O documento foi encaminhado ao Ministério Público Federal que marcou para o dia 6 de novembro uma audiência pública em Caetité para ouvir a população local e representantes da estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Também já há um procedimento administrativo no MPF/BA que apura o vazamento do material radioativo.

Em resposta ao relatório da ONG, a estatal divulgou nota afirmando que a organização “realiza aproximadamente 16 mil análises ambientais por ano e ao longo de 8 anos de operação montou um banco de dados que lhe permite assegurar que opera dentro dos limites estabelecidos pelos órgãos de licenciamento”.

Segundo a INB, o transporte feito de Caetité até o porto de Salvador, alvo do protesto realizado hoje, é uma operação de rotina, acompanhada por órgãos fiscalizadores. (Fonte: Radiobrás)

Pedal no novo parque da Pituba

Eu andei sumida porque o tempo me faltou..
tempo é uma coisa cruel
As vezes ele chega a nos tapear, ficamos mercê dele e fazemos o que achamos melhor para poupa-lo uma vez me falaram que nos é que fazemos o tempo no entanto fico pensando como faríamos tal coisa se nem ao menos conseguimos controla-lo bem sei lá são devaneios de uma mente altamente ativa e imaginativa vivo pensando mil coisas ou quem sabe coisa alguma agora mesmo estou digitando o que me vem na mente um monte de palavras desconexas e sem conteúdo realmente plausivel vou indo...

SER DO BEM É

Enxergar além das aparências;
Descobrir que precisamos dos outros;
Esquecer o que já passou;
Buscar novos horizontes;
Vencer a nós mesmos;
Ver a beleza da alma;
Saber que a vida é conseqüência de nossas atitudes...
Mimar a criança interior;
Deixar acontecer...
Praticar a humildade;
Adorar calor humano;
Curtir as pequenas vitórias;
Viver apaixonado pela vida!!!
Visualizar só coisas boas;
Entender que há limites;
Mentalizar positivo!!!
Ter auto-estima;
Ver a vida com outros olhos...
Só se arrepender do que não fez;
Dormir feliz;
Emanar vibração de amor...
Melhorar os relacionamentos;
Aproveitar as oportunidades;
Ouvir o coração...
Acreditar na vida...
Buscar o melhor dos outros e dar o melhor de si... mas principalmente:
Fazer o bem sem olhar a quem!!!