terça-feira, 30 de junho de 2009

Estudo mostra que solidão pode desencadear doenças


Pesquisa da diretora do Laboratório de Neurociência Social, do departamento de Psicologia da Universidade de Chicago (EUA), Louise Hawkley, constatou a importância da amizade para a prevenção de doenças.

Ter um bom relacionamento com o parceiro pode ajudar a reduzir os impactos do estresse causado pelo trabalho, segundo estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia. "Os relacionamentos reduzem os efeitos negativos desse tipo de estresse na saúde, mas relações ruins irão ampliar os efeitos negativos", destacou a pesquisadora Ann-Christine Andersson.

Em pesquisa com cerca de 900 pessoas, os especialistas notaram que aqueles que relatavam viver um bom relacionamento tinham melhor saúde do que os que tinham relações problemáticas. Mulheres em relacionamentos ruins teriam mais ansiedade, reações de estresse mental e problemas de sono. Os homens tinham mais depressão, ansiedade e estresse psicológico e somático.
Leia mais
AMOR FAZ BEM À SAÚDE
Segundo o estudo, a solidão seria um gatilho para desencadear o aumento da pressão sanguínea, alterações no sistema imunológico, arteriosclerose e diabete. Além disso, pessoas não inseridas em algum grupo social seriam mais suscetíveis ao alcoolismo e à compulsão alimentar.
De acordo com Suzana Herculano-Houzel, neurocientista do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o apoio social de amigos e familiares é uma forma de se combater o estresse crônico e os problemas de saúde decorrentes.
"Demonstrações de afeto, como um abraço, são gestos benéficos reconhecidos pelo cérebro", afirma. Em tempos de relacionamentos instantâneos, iniciados com um clique do mouse, há aqueles que cultivam amigos de décadas.

Nenhum comentário: