sábado, 12 de fevereiro de 2011

Who’s Next & Première Classe Janeiro 2011 – Balanço da edição em plena potência!

As feiras WHO’ S NEXT e PREMIERE CLASSE terminaram terça-feira 25 de Janeiro, após 4 dias de apresentação das coleções inverno 11-12. No total passaram as portas do hall 01 e 2.2, 54.182 visitantes, marcando uma progressão de 4% em relação à Janeiro 2010. O domingo particularmente foi animado com um pico de 19.448 pessoas, seguido pelo sábado e segunda-feira, sendo a terça-feira, ligeiramente mais calmo.
Esta sessão favoreceu-se mais uma vez da sinergia entre ambas as feiras profissionais e testemunhou um comparecimento forte de visitantes franceses (+2.1%) e internacionais (de +6.7%): 65% da França (isto é 35.030 visitantes) e 35% de estrangeiros (19.152 visitantes). Os italianos, os espanhóis, os belgas e os japoneses mostraram seu compromisso com a feira, com aumentos que variam de 13 até 24%.
Novidade que favorece vendas
Com mais de 25% de marcas novas, a WHO ´S NEXT e a PREMIERE CLASSE tem confirmado mais uma vez sua posição como observadores de novos  talentos. E para sublinhar este posicionamento, nossa organização não hesitou em dar destaque em toda identidade visual, assim como no desfile dos jovens criadores, que representam a nova guarda da criação internacional.
Philippe Commault, comprador fiel da WHO’ S NEXT, que possui cerca de 25 lojas no Oeste da França (Kaki Crazy, C Back e Crazy Republic) está convencido: “Nós que estamos atrás de novidades, é em Paris que vamos encontrar. A relação qualidade x preços, são excepcionais”.
Através de FAME o ATELIER, novo espaço que agrupa uma dezena de marcas à entrada do universo FAME, a WHO’ S NEXT quis apostar na gama criativa de produtos high-end e para multimarcas cada vez mais seletivas e na procura de estilo tanto quanto exclusividade. E a aposta parece ter funcionado. Sam Attye, o fundador de Simoné Sauvage, que apresentava as suas coleções pela primeira vez, declara “ter feito uma boa feira e de ter apreciado muito este espaço privilegiado onde houve muita passagem. As pessoas pararam, questionaram, e o melhor de tudo… pedidos concluídos!”.
Para Christophe Rozenbaum, líder do grupo Women Dept. (Et Compagnie, R867 e So Soon)  que expôs também pela primeira vez à WHO’ S NEXT, na extensão do universo PRIVATE (hall 2.2), o entusiasmo é similarmente comunicativo. “Era reticente à ideia de ser presente sobre este novo espaço. Mas os meus temores desapareceram a partir do primeiro dia. Apesar do fato de estarmos ao anexo do hall 1, vimos gente de todo mundo. Não menos de 80 novos clientes, entre eles detectamos lojas mais antenadas e de alta gama que nas outras feiras que temos frequentado. A animação do mercado Vintage no grande corredor que interligava o hall 01 ao 2.2 foi muito bem vista. Estávamos perfeitamente à vontade no universo onde encontramos ser coerente e de um bom nível de gama de produtos”.
A PREMIERE CLASSE, também foi novidade entre os compradores e marcas, como testemunha o sucesso de Parure, Alexandra Marnia, Place 102 and Bohême, todos concretizaram vendas enquanto que expunham pela primeira vez. 
Dinamismo sem precedentes
Do lado do universo urbano da WHO’ S NEXT, o FACE, área que recebeu parabéns por sua organização. Philippe Bouloux, presidente de Teddy Smith e Kiliwatch Jeans, define o universo em “profissionalismo” um evento composto “de belos stands e de bons produtos”. Já Jean-Roger Sainflou, diretor da Puma Lifestyle, nota também “a atmosfera feliz e a ausência melancólica”. Propósitos que fazem eco ao Origami Jewellery na PRIMIERE CLASSE: “o ambiente continua bom”. “A feira é comunicativa no sentido onde os designers trocam entre si experiências e informações sobre pontos de venda”.
Os compradores, “que eram amadores há alguns anos, tornaram-se altamente profissionais”, adiciona Jean-Roger Sainflou. “Nós trabalhamos como loucos”. A feira excedeu todas nossas expectativas! “tiramos pedidos que foram o dobro de nossas expectativas”.
A oferta pelo feminino se fez pela maioria de produtos nesta edição. “Foi excepcional para Kaffe et Cream: nós fizemos mais de 150 contatos, finalizamos mais de 67 novos e algumas vezes ficamos até às 22:00h finalizando pedido!”, revela Linda Goldstein, agente francês, também responsável pelo projeto.
Este sentimento foi compartilhado por Eddy Rizal, vice-presidente da marca Hôtel Particulier, de Rizal e de K-Yen, que elogia “feira excelente que caracteriza uma aproximação global para esta indústria. Nós atendemos todas as semanas de moda e tomamos proveito da WHO´S NEXT aura internacional para estender nosso impacto nos outros países”.
Laurence Bry, gerente de marketing da Sebago e Caterpillar Footwear, observou a ampla gama de clientes: “grandes lojas de departamento estiveram aqui, assim como prospectes e ex-clientes. Mas a mais surpreendente tendência é o ascendente crescimento de boutiques on-line para os próximos 3 e 4 anos”.

Seguindo para a 2ª edição
Outro ponto forte desta edição de Janeiro: é que há um tempo a 1ª temporada de feiras em Paris, era uma etapa determinante de passagem para o ato de compra, antes então realizado na segunda leva de eventos (junto com a semana de moda) e o que se percebe agora é que isso não se ocorre definitivamente mais. Os compradores mantiveram já a solicitação de pedidos nesta edição.
“A 1a sessão é dinâmica e cada vez mais internacional no que diz respeito aos compradores. Fiz em janeiro um dos meus melhores salões, bem difuso em termo de cifras de negócios. Vi muitos japoneses, assim como franceses, italianos e belgas. A maioria deles fez pedidos”, comenta Catherine Parra, fundadora da marca de bolsas Éponyme e expositora da PREMIÈRE CLASSE.
Eric Lopez, fundador da marca Appartement à Louer, acrescenta: “nosso saldo da edição foi inesperado, tivemos 40% de novos clientes contra 20% dos habituais e recebemos compradores que não vieram na segunda edição, outubro passado. Um fato novo para-nos, as grandes lojas estiveram nesta edição”. Discurso que faz eco ao de Christian Beaufort, criador da marca de sapatos C´entre Maman et Moi: “Embora o infantil não seja o foco da feira, os especialistas estavam lá, da mesma forma que grandes redes e lojas boas e especializadas, sendo estes em sua maioria franceses,  espanhóis, belgas e suíços.”
Com a maioria dos visitantes franceses, a segunda edição apresentou qualidade e o dinamismo em seus compradores.  “Nós multiplicamos nossa cifra de negócios em 2,5 em comparação ao salão de Tuileries” é o que confirma a marca Carré Royal, que expos pela primeira vez na Première Classe de Porte de Versailles, onde ela fez seu primeiro pedido para um cliente japonês.
Foco no masculino
Enquanto acontecia a semana de moda parisiense de moda masculina, a WHO´S NEXT e PREMIÈRE CLASSE apresentaram não menos que 270 marcas masculinas no hall 01, puderam ser vistas desde coleções 100% masculinas e também as de marcas globais com acessórios e roupas com linhas focadas para o público masculino.
A clareza desta oferta foi apreciada e os pedidos foram concluídos é o que testemunha Aurora Coll, diretora da marca de sapatos espanhola George’s Hand Made: “era muito coerente e produtivo para nossa marca estar cercado de marcas masculinas, tendo em conta que propomos principalmente produtos para homens. Foi uma excelente feira em termos de pedidos. Pela primeira vez recebemos a visita de boutiques exclusivas vindas do Paquistão e Israel”.
Para concluir, François Krotoff da The Fair Company, grupo das marcas Filson, Devold, Baracuta e Quoddy, definiu a feira em apenas uma palavra: “mais”. “Mais marcas, mais pessoas, mais encomendas e mais compradores de moda masculina. Especialmente as mais e tão mais boutiques das províncias, as concept stores masculinas com forte identidade e também com ofertas muito bem definidas, em resumo a distribuição da moda masculina”.
Próximas edições:
PREMIERE CLASSE & PARIS SUR MODE ATELIER: 4 a 7 Março 2011, Jardin des Tuileries, Paris
WHO’S NEXT & PREMIERE CLASSE: 3 a 6 Setembro 2011, Porte de Versailles, Paris
MIDDLE EAST FASHION DAYS: 11 a 13 Outubro 2011, Dubai

AGENTE BRASIL WSN DEVELOPPEMENT:
Isabela Keiko Uagaia

Nenhum comentário: