quarta-feira, 6 de abril de 2011

Conceito inédito para calçados é apresentado - FCC cria matéria-prima baseada em fontes vegetais renováveis


 

Nesta quarta-feira, dia 6 de abril, a FCC, empresa de matéria-prima para calçados, apresentou, em Novo Hamburgo (RS), uma solução sustentável inédita no mundo. Trata-se do Fortiprene TR Verde, material termoplástico para solados e palmilhas, que utiliza fontes renováveis em sua composição, diminuindo a dependência de petróleo. O principal diferencial do produto é a manutenção de características como flexibilidade, aparência e resistência, que até então não vinham sendo alcançados em componentes provenientes de fontes vegetais.
  
De acordo com Julio Schimitt, diretor da FCC, a inovação pode ser considerada uma solução a curto prazo. Os fatores que frisam esta perspectiva são o custo, igual aos praticados pelos demais produtos já existentes no mercado, e também a mesma utilização de maquinário nas linhas de produção, evitando troca de equipamentos. Um dos objetivos é que 50% da produção seja do novo Fortiprene até 2013, alcançando 30 mil toneladas de capacidade. 
Para promover o lançamento da tecnologia, que acontecerá na Fimec 2011, a empresa criou um calçado protótipo, com 80% de sua construção feita em matéria-prima renovável. Essa criação se restringe ao lançamento, conforme explica Afonso Felix, responsável pelo desenvolvimento dos produtos: "A FCC não lançará o sapato. Criamos a alternativa sustentável para designers e marcas de calçado utilizarem em seus produtos".
Fote: UseFashion

Nenhum comentário: