domingo, 29 de maio de 2011

Semanas de moda – Verão 2012 – Fashion Rio

Na sua temporada mais badalada (afinal de contas, moda carioca é verão, sol e mar), o tema do Verão 2012 do Fashion Rio
chega com o tema ‘Universo Tropical’.
Tudo começa com a troca de cartas, recheadas de paixão e sensualidade, entre D. Pedro I e sua amante, a Marquesa de Santos. E um percurso tropicalista, que passa por diversos movimentos, chega aos dias de hoje, mostrando ícones que influenciaram nossa cultura e comportamento.
Essa proposta que desenhou o lifestyle brasileiro, repleto de criatividade e sensualidade, que estará presente no evento que acontece entre 30 de maio e 4 de junho, no Pier Mauá, Rio de Janeiro.
Três exposições sobre o tema estarão expostas entre as salas de desfiles.
A primeira delas vai desvendar uma rede de significados, a partir de diferentes objetos – antigos, comuns e históricos  – no Armazém 1. Será um espaço de observação e experimentação desse percurso tropicalista. A exposição começa com a Marquesa de Santos e parte para uma gravura de uma floresta tropical, que representa a visão estrangeira do paraíso. Percorre o branco e preto “modernista” representado por roupas e por imagens de musas, entre outras referências. Neste “liquidificador” cultural, que deu origem ao nosso jeito de ser, haverá ainda referências a novelas, à arte plumária, a Carmem Miranda e ao mestre Chacrinha.
Outra exposição, no Armazém 3, mostrará um mix de imagens das musas que inspiraram esse Universo Tropical e transbordam, cada uma a sua maneira, a sensualidade e lifestyle dos trópicos.
Um fio de inspiração entre as curvas das musas e do Rio de Janeiro levará à terceira exposição, que vai do tropicalismo para o design. A partir de desenhos de Oscar Niemeyer, o perfil do design contemporâneo carioca será exibido no Armazém 2, com uma mostra que reunirá obras de diversos designers de destaque e desenhos de projetos.
Novidades
A surpresa da temporada do Verão 2012 do Fashion Rio é a entrada no lineup da Herchcovitch, submarca de peças casuais (malharia, jeans, óculos, bolsas e acessórios) de Alexandre Herchcovitch. Mas não se assuste. o estilista continua firme e forte com os desfiles feminino e masculino no SPFW.
Outra estreia é da 2nd Floor, que desfilava no SPFW até o inverno 2010 e passa a integrar o Fashion Rio a partir desta edição. Já a carioca Ágatha faz estreia em uma semana de moda com a apresentação no evento.
O forte da moda carioca, a moda praia volta com os desfiles da Blue Man, Lenny (que celebra 20 anos da marca), Salinas e Triya.
Quem pula uma temporada é Lucas Nascimento, que volta em janeiro no desfile do Inverno 2012.
Segunda-feira, 30 de maio
17h Alessa
18h Acquastudio
19h30 Melk Z-Da
21h Patachou
22h – 2nd Floor
Terça-feira, 31 de maio
18h Totem
19h30 Salinas
21h Espaço Fashion
22h Oestúdio
Quarta-feira, 01 de junho
17h Ágatha
18h Andrea Marques
19h30 R.Groove
21h – Coven
22h – Blue Man
Quinta-feira, 02 de junho
17h Filhas de Gaia
18h Coca Cola Clothing
19h30 Maria Bonita Extra
21h Têca
22h – TNG
Sexta-feira, 03 de junho
17h Triya
18h Herchcovitch
19h30 New Order
20h30 Giulia Borges
22h Lenny
Sábado, 04 de junho
17h Walter Rodrigues
18h Nica Kessler
19h30 Cantão
20h30 British Colony
21h30 Auslander

Nenhum comentário: