quinta-feira, 9 de junho de 2011

Qual a importância das semanas de moda para o mercado brasileiro?

O Brasil está cada vez mais inserido no mercado da moda mundial. Podemos dizer que agora temos semanas de moda como já víamos na moda internacional. Este mês de junho já começou agitado, primeiro foi o Fashion Business e que se seguiu com o início do calendário oficial da moda, com o Fashion Rio. Esta semana acontece a Casa de Criadores, que tem a proposta de apresentar novos talentos. Semana que vem começa o SPFW que, acredito, seja o maior evento de moda do país.
Sem contar que temos o Minas Trend Preview, o Dragão Fashion e outros eventos de moda que servem para mostrar como este mercado está cada vez mais profissional, crescendo e melhor a cada dia. Quem ganha somos nós, que temos cada dia uma moda melhor, com qualidade e acessível a todos.
Vocês devem estar pensando, mas por que eu tenho que saber sobre as semanas de moda, desfiles e o que iremos usar somente na próxima estação? E a moda apresentada na passarela muitas vezes não serve para mim, e o que eu tenho com isto? Tudo! Estes desfiles são importantes para termos um termômetro, um parâmetro para o que iremos usar e qual informação poderemos tirar disto tudo.
Para esclarecer melhor fiz umas perguntas para Profa. Ana Lavaquial, professora de Negócio da Moda do curso de Administração com linha de formação em Entretenimento da ESPM-RJ. Como ela é do Rio, foquei mais nas perguntas dos dois eventos que aconteceram lá e para poder diferenciá-los.
1 – Qual a diferença entre os dois eventos Fashion Rio e Fashion Business?
Profa. Ana Lavaquial: Os dois eventos são importantes para organizar o calendário da moda carioca, o que proporciona vários benefícios:
  • insere a cidade na agenda nacional e internacional de compradores, confeccionistas e outros profissionais que atuam na cadeia produtiva da moda
  • gera riqueza para o setor e para a cidade
  • fortalece a identidade da cidade como um importante pólo deste braço da economia criativa
  • contribui para a formação de imagem da cidade atrelada à Moda, inclusive pela presença de jornalistas do setor
  • potencializa a profissionalização do setor
  • estimula a produção autoral e o aumento de valor agregado dos produtos gerados pela inspiração de grandes criadores às Micro e pequenas empresas em especial
Historicamente, o Fashion Rio sempre cumpriu o papel de único evento da cidade. Portanto, sinalizava tendências, inspirando as mais de 30 mil empresas registradas apenas no Rio, um dos principais objetivos do evento, enquanto estimulava uma feira de negócios que ganhou corpo com o passar do tempo. Com a presença dos dois eventos, a expectativa inicial era de que o foco do Fashion Rio estivesse mais em tendências a partir de desfiles de marcas de visibilidade no Rio de Janeiro, enquanto o Fashion Business construiria uma identidade ligada a uma feira de negócios, inclusive subsidiando a vinda de importantes compradores nacionais e internacionais para sedimentar o evento e garantir sua continuidade pela relevância de seus negócios. No entanto, percebemos que ambos os eventos crescem nas duas direções. O Fashion Rio desta edição deu grande foco ao Rio-à -Portér, seu salão de negócios, assim como o Fashion Business promoveu desfiles em vários pontos da cidade com marcas Premium para o mercado do Rio, aumentando suas áreas de interseção, além de datas convenientes para otimizar a presença dos convidados e público que irão construir a reputação dos eventos. O tempo irá dizer se a cidade comporta ambos os eventos, apoiados por entidades representativas da indústria (Firjan/Fashion Rio) e do comércio (Senac Rio/ Fashion Business). Por enquanto, estas duas semanas de moda dinamizam um segmento importantíssimo para a economia do estado.
imagem geral desfile 02 Qual a importância das semanas de moda para o mercado brasileiro?
2 – O que seria o desfile técnico, realizado no Fashion Business, e o desfile realizado no Fashion Rio. Qual a sua diferença?
Profa. Ana Lavaquial: O desfile técnico possui um foco mais comercial, sugerindo de forma mais objetiva as produções que podem ser compradas pelos confeccionistas e compradores de multimarcas nacionais e internacionais. Potencializam, portanto o valor das compras estimulam a aquisição de um mix mais completo da coleção, ponto importante para o trabalho de marca. O desfile do Fashion Rio pode ser classificado como mais conceitual, trazendo mais tendências de cores, tecidos, texturas e shapes que devem estar presentes na estação seguinte. No entanto, percebe-se que o desfile-espetáculo é cada vez mais raro, tanto pelo alto custo de realização, como pela realidade das marcas que precisam de resultados de curto prazo. Tal perfil pode ser mais encontrado no São Paulo Fashion Week.
3 – Qual a importância dos desfiles para as marcas de moda? E para o público?
Profa. Ana Lavaquial: O desfile traduz o conceito da coleção e sua sintonia com a identidade da marca. Dentro do conceito de “brand experience”, o desfile consegue trabalhar vários pontos na busca pelo encantamento do consumidor, estimulando os sentidos através de um breve espetáculo. Os looks, as modelos, a música, a ambiência, são elementos que mexem com a emoção e devem fazê-lo de forma impactante em 20 minutos. Para o público, composto por formadores de opinião, compradores, jornalistas e clientes, pode ser fundamental em suas decisões de escolha, em especial quando avalia-se a concorrência e as limitações de recursos de cada um destes decisores.
imagem geral desfile 03 Qual a importância das semanas de moda para o mercado brasileiro?
Fotos: Marcos Madi
®Moda Para Usar

Nenhum comentário: