quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Aquecimento Global: o que aprender



É ou não uma ameaça?
Publicado em 25/05/2007 - 00:01

Por Silvia Angerami

Embora governos e cidadãos estejam discutindo a questão do aquecimento global, ambos são levados pelo calor das emoções. Nesse cenário, a mídia tem contribuído para pintar o quadro com tons cada vez mais dramáticos. Mas quem pode definir de fato a gravidade (ou não) da situação são os cientistas e pesquisadores que se dedicam à questão do aquecimento global. Como os pesquisadores brasileiros estão contribuindo para conscientizar a população da gravidade do problema?

O que os especialistas estão fazendo?
O aumento da temperatura no planeta preocupa. Segundo o relatório divulgado em fevereiro pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, da sigla em inglês), da ONU (Organização das Nações Unidas), a temperatura média mundial aumentará entre 1,8ºC e 4ºC até 2100, elevando o nível do mar entre 18 e 59 centímetros e aumentando a chance de ocorrência de fenômenos como ciclones, secas e enchentes.

A questão do aquecimento global não está ligada somente às mudanças climáticas. Em decorrência do aumento das edificações, formaram-se ilhas de calor. A impermeabilização do solo e a conseqüente evaporação ocasiona o aumento dos temporais e trombas d´agua. Na seqüência de tanta chuva, surgem as enchentes.

Esses fatos motivaram a WWF (World Wide Foundation) a promover uma ação em março, junto ao povo australiano. Todos foram convidados a ficar uma hora sem luz pela causa contra o aquecimento global. O movimento Earth Hour, liderado pela cidade de Sydney, promoveu a idéia de corte de 5% das emissões de dióxido de carbono por empresas, comunidades e pessoas em 2007. Veja o comercial criado pela Leo Burnett para promover a idéia e multiplicá-la pelo mundo.

Nenhum comentário: