quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Férias na Bahia terra da felicidade......



Capela à beira-mar na Praia do Forte, distrito de Mata de São João, a 90 km de Salvador / e Turistas relaxam nas águas transparentes de uma piscina natural

CONHECIDA como uma das principais cidades da Linha Verde – estrada que percorre o litoral da Bahia – a Praia do Forte consegue juntar dois extremos: de um lado, resorts de luxo; do outro, bem-sucedidos trabalhos de preservação ecológica. Distrito do município de Mata de São João, a 90 quilômetros de Salvador, abriga as sedes dos projetos Tamar, que visa à preservação das tartarugas marinhas, e Baleia-jubarte, que zela pela reprodução das baleias nesse ponto do litoral brasileiro. Desde os anos 1980, ambos os projetos renderam muitas visitas ao local. Porém, de tempos pra cá, os turistas ganharam ainda mais um motivo para conhecê-lo: a chegada de mega-resorts.
Projetado para ser o maior resort do Brasil, o recém-inaugurado Iberostar Bahia agrada pelo luxo e pelo conforto. É o que acontece também com o Praia do Forte Ecoresort, com diárias ainda mais caras, mas mimos irrecusáveis. Dessa forma, assim como a vizinha Costa do Sauípe, a Praia do Forte figura entre os destinos preferidos de quem busca sofisticação no litoral da Bahia.
O crescente número de visitantes refletiu na infra-estrutura turística da região. Ao longo da Avenida ACM, a principal da cidade, onde não circulam carros, há cada vez mais lojas, bares, restaurantes e agito noturno. Embora os resorts sejam irresistíveis, também é possível conhecer a Praia do Forte sem gastar muito com hospedagem. Nos 12 quilômetros de praia há muitas pousadas – algumas bem em conta.
Entre os passeios obrigatórios, visite o Castelo Garcia d’Ávila, o único castelo medieval das Américas, e conheça a Reserva de Sapiranga, uma área de proteção ambiental com 600 hectares de Mata Atlântica. O roteiro ecológico não é completo sem uma visita às sedes dos projetos Tamar e Baleia-jubarte.

DICA: Anote aí

Castelo Garcia d’Ávila – Acesso pela estrada para a Linha Verde, a 5 km do centro (3 km de estrada de terra). Tel.: (71) 3676-1073
Reserva de Sapiranga – Acesso pela estrada para a Linha Verde, a 5 km do centro (3 km de estrada de terra).
Projeto Tamar – Avenida ACM (ao lado da Igreja de São Francisco). Tel.: (71) 3676-1045
Projeto Baleia-jubarte – Agendar visitas pelo Tel.: (71) 3676
Conhecida como uma das principais cidades da Linha Verde – estrada que percorre o litoral da Bahia – a Praia do Forte consegue juntar dois extremos: de um lado, resorts de luxo; do outro, bem-sucedidos trabalhos de preservação ecológica. Distrito do município de Mata de São João, a 90 quilômetros de Salvador, abriga as sedes dos projetos Tamar, que visa à preservação das tartarugas marinhas, e Baleia-jubarte, que zela pela reprodução das baleias nesse ponto do litoral brasileiro. Desde os anos 1980, ambos os projetos renderam muitas visitas ao local. Porém, de tempos pra cá, os turistas ganharam ainda mais um motivo para conhecê-lo: a chegada de mega-resorts.

Nenhum comentário: