segunda-feira, 2 de março de 2009

NT nº 106 - A dívida socioambiental do governo Lula

Inesc divulga nota técnica com breve contextualização do que estará em jogo durante a COP8 e uma avaliação dos programas socioambientais do governo Lula. Texto anexo.

Entre os dias 13 e 31 de março, Curitiba será a sede da 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Reportagens sobre Biodiversidade (MOP3)e da 8ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8).

Um dos temas centrais da COP8 é a definição de um regime internacional de acesso e repartição dos benefícios econômicos advindos do uso da diversidade biológica que alguns países, como o Brasil, defendem que seja vinculante.

A defesa de direitos e as disputas em torno de mercados futuros mobilizarão as burocracias dos Estados nacionais e das agências internacionais de cooperação, um amplo leque de organizações não governamentais e movimentos sociais, bem como corporações transnacionais vinculados à pesquisa.

Essas são apenas algumas peças do jogo que estará sendo montado durante a conferência. Além dessas informações, o Inesc divulga também uma avaliação da execução orçamentária de programas socioambientais e deixa claro: muito ainda há a ser feito para que seja realizado um resgate da dívida socioambiental brasileira.

Nenhum comentário: