sexta-feira, 1 de abril de 2011

Moda que dá esperança

A compra de marcas e de produtos éticos é uma preocupação crescente entre os consumidores de moda, que acreditam ser possível evoluir para um mundo melhor através do simples acto de comprar. E é com este princípio basilar da nova forma de consumir que o salão Ethical Fashion Show encara o papel da moda já no presente. 

A indústria da moda à escala global é também, e antes de tudo, um enorme mercado e uma potência económica que gera emprego e riqueza. Esta riqueza pode tornar-se num importante vector de desenvolvimento sustentável e de justiça social. E foi para dar sentido a isso que o salão de moda Ethical Fashion Show abriu as portas em 2004.
Os objectivos subjacentes a este salão são, segundo a Messe Frankfurt, a entidade que organiza o salão, por um lado, provar que «a moda ética é simultaneamente tendência, criatividade e geradora de benefícios sociais e ambientais» e, por outro, permitir «o encontro de criadores de todos os horizontes que se inscrevem na moda ética com os compradores da fileira têxtil».
Para a sua 8ª edição, que decorrerá de 1 a 4 de Setembro no Carrousel du Louvre, o salão parisiense propõe um extensivo programa que inclui mais de uma centena de showrooms de criadores de moda provenientes de todo o mundo, desde Itália e EUA à Índia e Peru; palestras sobre as temáticas do têxtil e do vestuário, desfiles de moda, a entrega do Prémio “Ethical Fashion Show 2011” e ainda um espaço de exposição e de projecção vídeo.
Na sua edição de 2010, o Ethical Fashion Show apresentou 90 showrooms de criadores, conferências, exposições e desfiles que foram amplamente apreciados por mais de 2.100 visitantes profissionais. «Com uma oferta de qualidade cada vez mais diversificada, o salão provou a todos os actores do mercado que a moda ética está em franco crescimento», afirmou a Messe Frankfurt no balanço do salão. 
A Messe Frankfurt, uma das maiores entidades mundiais organizadoras de salões profissionais adquiriu o Ethical Fashion Show em 2010, O grupo alemão manteve, todavia, a fundadora do salão, Isabelle Quéhé, à frente da organização do mesmo, quer no plano temático quer na direcção artística. Isabelle Quéhé, presidente da Universal Love, que criou em 1995, quis, com estas suas diferentes iniciativas tornar Paris também capital da moda ética. Uma aposta ganha tendo em conta o sucesso crescente do Ethical Fashion Show ao longo dos seus seis anos de vida, sendo hoje um ponto de encontro incontornável para quem vê a moda não menos moda mas melhor moda.     


Portugal Têxtil

Nenhum comentário: