domingo, 24 de abril de 2011

Pierre Cardin, aos 88, chega a SP para desfile e exposição

Pierre Cardin tem 88 anos e exibe uma vitalidade sem fim. Desembarca no Brasil neste domingo (24) com uma agenda cheia. Vai dar palestra, promover um desfile com 160 looks - o mesmo apresentado em outubro passado em Paris - e inaugurar uma exposição sobre a história da marca, que completou 60 anos em 2010, com direito à festa dia 28.
A energia desse criador, ainda à frente de seus negócios, será sentida e usufruída apenas para convidados na palestra Cardin por Cardin, dia 29, e no desfile, dia 26, ambos no Shopping Iguatemi. A apresentação faz uma retrospectiva de sua obra, cujo cunho futurista e unissex virou mania a partir dos anos 1960.
Já a exposição Pierre Cardin - Criando Moda, Revolucionando Costumes, com curadoria de Denise Mattar, terá 70 looks originais criados entre 1952 e 2010, além de fotos, croquis e acessórios. Estará aberta para o público, gratuitamente, entre os dias 29 de abril e 29 de maio. "Pierre Cardin é um artista do traço e do corte. Suas criações, ao mesmo tempo clássicas e ousadas, quase sem detalhes, com cortes precisos e atrevidos, revolucionaram a moda e os costumes. Cardin sempre esteve à frente de seu tempo", afirmou Denise.
Cardin declarou recentemente que é capaz de fazer mais de 100 desenhos em apenas uma hora e, apesar de trabalhar com equipe de cinco jovens designers em sua equipe, não confia na capacidade da juventude para inovações. "Acho que os mais novos não são mais avant-gard do que eu. Estou em plena forma", disse o estilista na época de seu desfile em Paris, que ocorreu 10 anos após sua última apresentação na capital francesa.
Confira abaixo algumas das inovações e criações promovidas no mundo fashion por este italiano (nome original Pietro Cardini, nascido em julho de 1992), que imigrou com a família de agricultores à França e que "fugiu" do campo para semear as bases de uma moda futurista e visionária em todo o mundo.
1) Nos anos 1950, foi o pioneiro em inaugurar um corner com suas criações na loja de departamentos Printemps, o que causou sua expulsão da Câmara Francesa de Alta-Costura, em 1959
2) Em 1957, apresentou sua primeira coleção completa, com 150 modelos, e abriu duas lojas. Eva, para as mulheres; Adão, para homens. Suas coleções de prêt-à-porter (ele foi um dos precursores desse tipo de produção) eram feitas pelos ateliês da maison.
3) Foi o precursor também da série de licenciamentos de produtos que levam sua assinatura, começando por gravatas. Nos anos 1980, o número chegou a 540: chocolates, camas, papel de parede e até avião, além de todos os produtos de vestir e acessórios, como jeans, óculos, relógios.
4) As inovações na moda masculina fizeram também um tipo de revolução no guarda-roupa do homem. Quem não se lembra dos ternos sem lapela que os Beatles usavam? Sim, eram criação dele. Hoje, Cardin ainda se ressente de não haver inovações para os homens. "Tem muita roupa masculina para velho. Tudo muito clássico", afirmou em entrevista ao site WWD no ano passado.
5) Nos anos 1960, foi um dos primeiros a trabalhar com tecidos feitos em fibras sintéticas e derivados do petróleo, como látex, vinil e cardine (patenteado por ele, cujas fibras recebem modelagem a quente, impedindo de se desfazer).
6) Em 1968, criou a série Cosmocorps, de estilo espacial, que marcou a década e revolucionou o modo de vestir de homens e mulheres.
7) Suas golas trabalhadas e audaciosas são uma das marcas do estilo de Pierre Cardin. "O único sem dúvida em sua profissão que ainda sabe desenhar, cortar e costurar uma roupa com suas próprias mãos', afirmou François Baudot, no livro Moda do Século.
Serviço:
Exposição: Pierre Cardin - Criando Moda Revolucionando Costumes
Idealização e Realização: Urban Jungle Art e Mix Brand Experience
Direção Geral: Kalina Bourgeois e Marco Scabia
Coordenação Geral: Renata Rocco
Curadoria: Denise Mattar
Cenografia: Guilherme Isnard
Local: Shopping Iguatemi São Paulo - Av. Brig. Faria Lima, 2232 - 9º andar
Coquetel de abertura: dia 28 de Abril às 20h para convidados
Abertura ao público: de 29 de Abril a 29 de Maio
Horário: De terça a sábado, das 12h às 21h / Domingo, das 14h às 20h
Exposição aprovada pela Lei Rouanet - Ministério da Cultura e tem o patrocínio do HSBC
Entrada Franca

Desfile: Pierre Cardin
Idealização e realização - Mix Brand Experience e Urban Jungle Art
Coleção feminina e masculina
Direção de alta-costura Pierre Cardin: Maryse Gaspard
Direção geral: Kalina Bourgeois, Marco Scabia e Renata Rocco
Coordenação e produção executiva: Prcom
Cenógrafo/ cenotécnico: Guilherme Isnard
Beleza: Studio W
Local: Shopping Iguatemi São Paulo - Av. Brig. Faria Lima, 2232 - 9º andar
Desfile: dia 26 de Abril às 20h para convidados

Palestra: Cardin por Cardin
Local: Auditório do Cinemark do Shopping Iguatemi
Dia: 29 de abril, às 11h, para 60 pessoas (convidados)

Por: Rosângela Espinossi

Nenhum comentário: