segunda-feira, 9 de março de 2009

O que deu errado no Titanic?



O Titanic deveria ter sido o mais luxuoso e seguro navio de passageiros do mundo, mas no terceiro dia de viagem bateu num iceberg e afundou. O que aconteceu?
ntrodução a Como funcionam os icebergs

Icebergs - pedaços de gelo gigantescos flutuando no mar. O que mais precisamos saber? Na verdade, muita coisa. Os icebergs têm muito de enganoso. É verdade que a porção maior de um iceberg fica embaixo da água, invisível, mas essas placas de gelo aparentemente estéreis abrigam também um ecossistema próprio, bastante complexo e dão forma aos ecossistemas pelos quais passam Os icebergs podem parecer bastante ameaçadores - espalham-se pelas latitudes oceânicas elevadas como minas e um deles causou o naufrágio do Titanic, um navio considerado impossível de se afundar. Eles também parecem muito promissores - seria realmente possível rebocar um deles até Los Angeles e derretê-lo para propiciar água potável? Seria possível viver em um deles?

Os cientistas ainda estão aprendendo sobre os icebergs. Estudá-los é difícil e pode ser difícil até mesmo chegar a eles. Embora saibamos de onde eles vêm e tenhamos uma idéia geral sobre a maneira pela qual se comportam, toda expedição a um iceberg revela algo de novo. De blocos flutuantes não maiores que um carro a ilhas do tamanho do Estado do Connecticut, os icebergs tomam muitas formas diferentes.

Neste artigo vamos partir em direção aos mais frios oceanos do planeta a fim de explorar os icebergs - o que existe por cima, por dentro e por baixo deles - para descobrir como funcionam e por que podem ser tão perigosos. Vamos também "visitar" o maior iceberg já registrado.

Mais uma coisa que você deve saber sobre icebergs antes de iniciarmos nossa viagem: eles podem explodir.
Para saber mas entre no site do uol em http://ciencia.hsw.uol.com.br/iceberg.htm

Nenhum comentário: