domingo, 29 de março de 2009

Aumenta para 22 número de mortos em estádio na Costa do Marfim

Partida foi marcada ainda por uma tragédia; um muro desabou e deixou pelo menos 22 pessoas mortas no estádio em que aconteceu a partida da Costa do Marfim
VEJA IMAGENS DA TRAGÉDIA



Aumentou para 22 o número de mortos em uma avalanche humana neste domingo, no estádio Felix Houphouet-Boigny, em Abidjan, na Costa do Marfim, segundo afirmou o ministro do Interior, Desire Tagro, em declaração na TV estatal. O jogo foi válido pelas Eliminatórias Africana para a Copa do Mundo, e a seleção local goleou Maláui por 5 a 0.

Segundo as autoridades, 50 mil espectadores estavam no estádio, que tinha capacidade para 45 mil pessoas. Outras 50 mil estavam do lado de fora e forçaram a entrada, o que causou o tumulto e as mortes.
"Os fãs entraram em grande número e os que estavam fora nessa altura eram mais numerosos do que aqueles que estavam dentro do estádio. Havia uma pressa, porque a partida estava para começar e todo mundo queria ver (o jogo)", disse o ministro.
"Estamos investigando para apurar as circunstâncias em que esses eventos foram desenvolvidos", completou Tagro, que pediu calma e afirmou que as medidas estão sendo tomadas para cuidar dos feridos.
Orgãos de imprensa local afirmam que um muro desabou, causando um tumulto, que foi agravado após a policia usar gás lacrimogêneo. Além dos mortos, pelo menos 132 pessoas estão feridas e foram transferidas para diferentes hospitais na cidade.
Em campo, o primeiro gol foi de Romaric, que joga pelo Sevilla, da Espanha, logo no primeiro minuto. Depois, Drogba ampliou aos sete em cobrança de pênalti. Aos 28, o atacante do Chelsea marcou o segundo dele no jogo. Depois do intervalo, Kalou, outro atacante do Chelsea, fez o quarto, aos 15. Kone fez o sexto, aos 26. A vitória colocou a Costa do Marfim na liderança do grupo, com três pontos.
Mais cedo, pelo grupo B, a Nigéria enfrentou Moçambique fora de casa, e empatou sem gols. Cada equipe ficou com um ponto, em segundo lugar. A líder é a Tunísia, que venceu o Quênia fora de casa, no sábado.
No grupo D, a seleção de Gana venceu a de Benin por 1 a 0, em casa, e assumiu a liderança com três pontos. Em segundo lugar estão Sudão e Mali, com um ponto cada.
Já no grupo C, o Egito recebeu Zâmbia e empatou por 1 a 1. Com isso, as duas seleções, mais Argélia e Ruanda, que empataram no sábado, somam todas um ponto cada. O primeiro gol do jogo foi marcado por Zaki para os anfitriões, aos 27. Depois do intervalo, Kasonde empatou, aos 11.

Fonte:Do UOL Esporte*
29/03/2009 - 16h29

Nenhum comentário: