domingo, 29 de março de 2009

Salvador!460 anos - Fundação, evolução urbana e desenvolvimento
















Minha cidade é linda de mas!!!!!!!!História - Fundada em 29 de março de 1549, Salvador foi a primeira capital do Brasil, posição que manteve durante 214 anos (1549-1763). A Baía de Todos os Santos era conhecida pelos navegadores portugueses desde 1501; sua localização estratégica na costa brasileira propiciava as ligações Portugal - Brasil - África - Ásia e a eqüidistância entre as regiões Norte e Sul do país, aliada às condições requeridas para o abrigo seguro e a correta manobra das embarcações.
O clima quente e úmido, as belezas naturais e arquitetônicas, a cultura miscigenada e a alegria popular fazem da primeira capital um dos centros receptivos mais importantes da atividade turística brasileira. Salvador oferece à sua população e aos visitantes belíssimos e preservados recantos, excelentes praias, passeios inesquecíveis e uma cultura plural, onde sobrevivem as mais diversas tendências das artes, religião e gastronomia.
De acordo com o historiador José Nilton Carvalho isso determinou a escolha como local ideal para a construção da capital do Brasil. O conjunto arquitetônico colonial de Salvador é de grande importância para a história, tanto que possui o título de "Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade", conferido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Ao longo dos três primeiros séculos posteriores ao descobrimento do Brasil, Salvador serviu de palco para os acontecimentos mais marcantes do país e se transformou na principal localidade do Atlântico Sul. Em 1501, uma expedição de reconhecimento à terra descoberta por Pedro Álvares Cabral deparou-se com uma grande e bela baía - batizada de Baía de Todos os Santos pelo navegador Américo Vespúcio, por ter sido descoberta no dia 1º de novembro. Ela tornou-se, então, uma referência para navegadores e um dos pontos mais conhecidos e visitados no litoral do Novo Mundo.

Nenhum comentário: