terça-feira, 29 de setembro de 2009

Chanel fellings!!


De menina pobre, rejeitada pela familia a estilista de maior sucesso e prestigio da história da moda, Chanel criou um mundo mágico que até hoje orienta nosso senso de estilo. Devorei uma bibliografia de Coco Chanel em um dia (“Chanel, seu estilo e sua vida “ de Janet Wallach) e aprendi um montão de coisas que eu não sabia sobre a vida e as criações da estilista e tenho certeza que vocês vão adorar saber tanto quanto eu,por isso resolvi escrever esse (e provavelmente outros) post contando um pouquinho do que eu aprendi.

´Seu talento não se baseava no extravagante , mas sim no funcional.Onde outros estilistas inpunham, Chanel insinuava. Onde outros estilistas impingiam suas fantasias, ou forçavam restrições, Chanel oferecia libertação, sempre firme na convicção de que as mulheres poderiam ser livres. Sua visão de moda, talvéz por ser mulher e saber do que as mulheres precisavam a levou a criar roupas extremamentes funcionais, principalmente num periodo como o da primeira guerra, onde as mulheres precisaram sair pra trabalhar, se locomover em bondes, ônibus e bicicletas e era inviável fazer isso usando espartilhos ou as saias extremamente justas que vinham até os pés, na moda na época, inicio do século (1913).

Então elas precisavam de roupas que permitissem liberdade de movimento e Chanel deu a elas os confortáveis e impecáveis conjuntos de casaco e saias amplas e mais curtas de jérsey, Certa vez, jantando em um restaurante, comeu demais e partiu as barbatanas do seu espartilho, depois disso jurou nunca mais usar espartilhos e nunca mais usou, nem ela e nem suas clientes, entre elas atrizes , cantoras de ópera, cortesãs, duquezas, nobres… Cada novo problema com que se deparava a conduzia a novas idéias.

Como no periodo da guerra as mulheres não podiam mais usar o carro com motorista para fazer compras quando chovia, precisavam de capas pra se proteger da chuva. Chanel inventou um estilo de capa com revestimento emborrachado, inspirada nas linhas dos casacos dos motoristas, com bolsos grandes e presilhas ajustáveis nos pulsos, originais nas cores azul e rosa, ou básicas em preto e branco. Não preciso nem falar que foi sucesso absoluto! Sempre prática e ligada nos desejos das mulheres e em seus próprios desejos usava seus dons pra atender esses anseios femininos, antes ignorados pelos estilistas da época, homens, que aprisionavam as mulheres em sua moda de linhas rígidas, que tolhiam os movimentos e com isso a liberdade feminina. Gente, como o post já tá gigante, e eu ainda tenho mil coisas pra contar pra vocês sobre as maravilhosas criacões dessa estilista que teve uma vida intensa em todos os sentidos, vou fazer parte II e talvez III desse post!

Fonte:www.vestemoda.com.br

Nenhum comentário: