sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Convidados discorrem sobre inspirações de Li Edelkoort!! Eu estive lá !

A primeira edição do encontro Marie Claire Inspiração teve a “trend forecaster” Li Edelkoort como estrela do primeiro encontro, apresentando as referências para o verão 2011. O evento teve patrocínio de Electrolux, Intimus e Nívea e vários convidados da moda e da publicidade.

“Design não é apenas a forma, mas também a parte sensorial, a textura, a cor. É este o tipo de informação que buscamos ao entrar em contato com as pontuações de Li e também com nosso público-alvo, para poder criar produtos que atendam cada vez mais às necessidades e vontades das mulheres”, apontou Luis Fernando Zeni Filho, gerente de design da Electrolux, que ressaltou ainda que um evento como esse permite conhecer melhor os anseios das mulheres, principal foco da empresa na criação dos produtos.

Já Maria Laura Santos, diretora de marketing da Nívea, relacionou a posição da empresa com dois dos ensinamentos de Edelkoort: de que é preciso sempre olhar para o futuro, nunca para o passado, e também de que é preciso pensar simultaneamente de forma local e global – estar de olho nos consumidores daqui e também no mercado internacional. “Usamos as explicações da Li como forma de inspiração e antecipação do comportamento dos nossos consumidores”, explicou Maria Laura.
Acima, a DJ Patricia de Jesus, que tocou no coquetel do evento; o estilista Lorenzo Merlino, o PR Helio Calfat e a apresentadora Laura Wie

O estilista Walter Rodrigues diz não acreditar em tendências. “Acredito na inspiração. Tendências são para as grifes de fast-fashion”, determinou. Ele sentou-se entre os cem convidados da primeira palestra, que falou mais de comportamento social, em que Li discorreu sobre as diretrizes que os empresários deveriam seguir para manter-se atualizados. “Assisti uma palestra dela em Paris na semana passada! Fiquei impressionado. Ela nos deu uma perspectiva muito feliz do que será o pós-crise. E eu concordo, acredito que a crise seja apenas financeira e não da criatividade”, romantizou.

Outro que diz não ser muito adepto a tendências, o estilista Lorenzo Merlino acompanha o trabalho de Edelkoort pela revista “View On Colour” – na qual ele diz que muitas peças suas foram utilizadas como referência e que sempre absorve sem muitas regras o que os pesquisadores do assunto têm a dizer. “Nos anos 90, se você não seguia as tendências exatas daquela temporada, o mercado não te aceitava, você estava fora. Hoje as tendências são mais como uma sugestão, e o mercado leva numa boa segui-las ou não”, declarou Merlino. “Acredito que hoje em dia os trabalhos estão divididos entre os estilistas mais autorais, dos quais você vê uma peça e já te remete a eles, e os que seguem as tendências, completou. A tendência para essa temporada? “Minha aposta são as cores, especialmente as cítricas”, afirmou.
Nas fotos, Eduardo Leite (editora Globo), Maria Laura Santos (Nívea) e Fernando Zeni (Electrolux); Eduardo Isula (editora Globo), Michele Oliveira, Priscila Marchezini e Andrea Garcia (Marcolim); Neusi Maria Drigano (editora Globo), José Porto, Regina Madeira, Luciana Serra (F/Nazca), Arlete Sannomiya (Globo) e Juliana Melo (F/Nazca); Alexandre Barsotti (globo) Alice Orlando, Arlete Sannomiya e Mari Maccabelli (Publicis)

Para Tatiana Guimarães, analista de mídia da Ellus, o evento colabora muito para que eles saibam o que o público quer, e com isso possam enriquecer seu manual descritivo de marketing para apresentá-lo em convenções que fazem para seus vendedores e franqueados, explicando, por exemplo, como os vendedores podem absorver as inspirações apresentadas por Li. “Em outubro teremos outra convenção, e estamos ansiosos para apresentar o que vimos aqui para os que trabalham conosco”, confirmou.

A estilista Chiara Gadaleta Klajmic, que conhece a palestrante desde os seus tempos de modelo e da época em que estudou em Paris, contou ter ficado maravilhada após ouvir suas idéias mais de perto ao entrevistá-la para o programa Happy Hour, do GNT. “A entrevista foi toda em francês, e eu gostei muito da parte em que ela fala que a maior tendência é a valorização do indivíduo”, contou. Chiara também ressaltou que uma tendência dos dias de hoje é a volta da televisão como referência forte, papel que antigamente era do cinema. “Gosto da Li porque isso tudo que ela apresenta nos faz pensar. Como, por exemplo, a questão da moda e sustentabilidade, que pretendo trabalhar mais na minha grife”, ressaltou Chiara a respeito de sua marca Tarântula.

Fonte:http://colunas.marieclaire.globo.co

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