terça-feira, 29 de setembro de 2009

Li Edelkoort aposta na simplicidade da água


A pesquisadora falou sobre as tendências da moda e o comportamento da sociedade em palestra promovida pela revista Marie Claire

Resumo da Palestra da pesquisadora holandesa de Li Edelkoort, que participei no último dia 22/09/2009, no Auditório do Ibirapuera, esta palestra faz parte de um projeto chamado: projeto Inspiração, da revista Marie Claire, que realizará encontros anuais com profissionais de diferentes áreas para refletir sobre a criatividade.
A pesquisadora iniciou sua palestra falando a respeito do comportamento da sociedade e sua influência na moda, ressaltando, enfática, que “o sofrimento está fora de moda” e que a tendência - depois de períodos difíceis de guerras e crises econômicas - é que os valores do homem estejam cada vez mais relacionados com a vida em grupo e a flexibilidade.
A partir daí ela ressaltou o que deve aparecer nas coleções da primavera/verão 2011: “Na moda, pela primeira vez todas as coleções apontam para a mesma tendência, que é a ideia de leveza, rejuvenescimento e frescor”. De acordo com ela, a água será o tema central, já que representa o início da vida, a pureza e a renovação. “A sensação é de que tudo que suprimimos irá fluir”, completou.
Por meio de um vídeo, Li Edelkoort, apresentou imagens e sons relacionados à água, indo de cascatas e sereias a algas e estuários e tudo mais que abrange esse universo. Fizemos um top ten do que foi abordado no encontro:
O amarelo é o novo rosa, e o azul marinho é o novo preto
Esta é a aposta de Li Edelkoort. O interessante é que esta é uma tendência global, mas que está fortemente relacionada com o clima brasileiro.


O azul em quase todos os tons
Como a inspiração maior é a água, o azul aparece em quase todas as suas nuances. O turquesa relacionado com a cor das piscinas, o marinho inspirado na imagem sóbria dos lagos, o azul royal da paisagem da Grécia, e o azul bebê bem pálido que remete à ideia de inocência.

O folk continua
Seguindo a máxima de que geralmente as tendências vão se sobrepondo e seguem com diferentes referências nas passarelas a cada estação, o folk continuará sendo fonte de inspiração ligada à ideia de resgate da essência, volta às raízes e de simplicidade. Para Li Edelkoort ele volta simbolizado pela figura do rio, local onde camponeses lavavam suas roupas em ambientes rurais e de trabalho de pescadores, trazendo para a moda muito xadrez, jeans lavados e lenços.

Culto ao feminino
Acontece personificado pela imagem da sereia (com formas curvilíneas, peças metalizadas, paetês que remetem às escamas e comprimentos mais longos), das ninfas nas cascatas (com muito branco, tecidos leves e soltos, transparências e rendas), e também na figura das deusas gregas do mediterrâneo (com túnicas, tons pálidos, drapeados, pregas e amarrações).

Os peixes
A partir das imagens do fundo do mar, os peixes servirão como influência tanto para as cores quanto para formas e revestimentos. Aqui surgem cores extremas e radicais e uma tendência para tecidos tecnológicos. Além deles, também aparecem os corais, água-vivas e anêmonas.

Tecidos tecnológicos
Li Edelkoort aposta nos tecidos tecnológicos com aparência de algas marinhas. O aspecto é úmido e brilhante, com textura emborrachada.

O étnico em cena
A textura dos tecidos remete à imagem da terra, da areia e das raízes secas. A água surge enlamaçada e suja, tendo a África como paisagem. Os tons vão das nuances de laranja ao terracota e claro, não poderiam faltar os desenhos e motivos tribais.

Tecidos naturais
A tendência é a predominância do uso de tecidos naturais como o linho e algodão. Ocorre também um resgate de técnicas mais antigas como as pregas, drapeados, anarrugas, casa de abelha e do piquê.

Piscina retrô
Os maiôs e biquínis aparecem maiores, com forte influência dos anos 1950, principalmente no aspecto gráfico, com os poás. As cores são brilhantes e as mais utilizadas são as cores primárias como o vermelho, o amarelo e o azul.

A Amazônia e os pássaros
O cenário da Amazônia com suas folhas, frutas e pássaros serve de inspiração para a moda. Cores vibrantes ganham destaque e os pés aparecem mais cobertos com sapatos mais pesados.

Nenhum comentário: