sábado, 3 de outubro de 2009

Viajantes étnicas, heroínas e ativistas marcam terceiro dia de desfiles em Paris

O terceiro dia de desfiles da semana de moda de Paris começou com a apresentação da coleção verão 2010 de Issey Miyake assinada pelo estilista Dai Fujiwara, com viajantes que carregam referências de vários lugares colecionando estampas e sobreposição de peças, amarrando tecidos, fazendo combinações improváveis. Destaque para os jeans com estampas localizadas.A coleção de John Galliano para Christian Dior foi uma continuidade da proposta apresentada no desfile de alta-costura da grife. Estruturas, materiais e referências ao universo da lingerie se destacam na coleção, ao lado das jaquetas acinturadas em looks clássicos inspirados em heroínas do cinema. Cores neutras, como preto, cinza e bege, predominam nas peças de alfaiataria e tons mais vivos, como vermelho e Pink, aparecem nos vestidos longos.
Vivienne Westwood levou seu Manifesto (movimento político, social e ambiental promovido pela estilista inglesa) às passarelas de maneira mais explícita. Mensagens como Do it Yourself (Faça você mesmo), alertas sobre mudanças climáticas e outras mais enfáticas como Get a Life (Dê um jeito na sua vida) aparecem nas roupas, que misturam referências de época com peças pop. Até um avental vira vestido, reforçando a mensagem da estilista que incentiva o consumo consciente.

Albert Elbaz intensifica o trabalho de volumes que cria para a Lanvin em impressionantes efeitos drapeados, torcidos que parecem soltos, mas foram milimetricamente construídos. Destaque para o tecido com efeito matelassado e as roupas totalmente cobertas com paetês, parecendo jóias. A cartela de cores foi inspirada em pedras preciosas.

Margin Margiela fez um dos últimos desfiles do dia, apresentando peças que pareciam inspiradas nos elementos terra, ar, água e fogo. Estampas de céu azul e praia aparecem em alguns looks, que depois parecem brotar com flores recortadas no tecido e até nas botas se cano alto. A seguir, a coleção ganha volumes mais rígidos em peças que parecem infladas ou estruturadas e vai ganhando materiais mais rígidos como couro.

Nenhum comentário: