sábado, 3 de outubro de 2009

Li Edelkoort conduz inspiradora palestra no Auditório Ibirapuera, continuação


A pesquisadora de tendências Li Edelkoort passou o dia com a redação de Marie Claire, por quem foi convidada à primeira edição de um projeto que pretende reunir anualmente profissionais de comunicação e moda para refletir sobre a criatividade. O evento chamado Inspiração ocupou em sua primeira edição o Auditório Ibirapuera, em SP, na chuvosa tarde desta terça, 22.Em sua primeira visita ao país, chegou a cidade na segunda, 21, gravou uma entrevista com a estilista Chiara Gadaleta, da marca Tarântula, para seu programa no canal GNT “Tamanho Único”. No dia de sua apresentação, chegou cedo ao local e recebeu a diretora de redação Monica Serino e as editoras de moda Sandra Bittencourt e Camila Lima para almoço leve e um papo bem animado.
“Precisamos pedir pra ligar o ar-condicionado, não quero ninguém dormindo enquanto estiver falando”, divertia-se a hiperativa investigadora do futuro da moda e do consumo. Sempre preocupada com a maquiagem (não largou do batom e pediu pro maquiador reforçar suas sobrancelhas), comentou sobre os principais projetos de seu estúdio de tendências em Paris (com uma filial em NY e uma representante em São Paulo há poucos meses).
Em especial, falou de um projeto que fez para a matriz francesa de Marie Claire, em que estudou a publicação para melhor apresentar ao mercado publicitário sua mentalidade. Este é, por sinal, o conceito que segue em todo seu trabalho de pesquisa. “Números de audiência e circulação não significam mais nada. Dados demográficos já eram, nem gêneros existem mais. Temos que identificar a mentalidade da pessoa dentro do grupo que ela pertence.” Também sugeriu para uma versão brasileira da Marie Claire Maison, caderno francês de design e decoração que ela diz amar.
A primeira palestra rolou às 15h para um grupo pequeno de convidados especiais, sobre como a noção de individualidade perdeu o sentido e como é preciso os comunicadores compreenderem novos envolvimentos afetivos entre as pessoas, sua família e os produtos que consome. Duas horas depois, abriu-se o auditório propriamente dito e para a platéia quase lotada indicou os valores que devem aparecer nas coleções do verão 2011, que só serão desfilados em meados de 2010 e só devem chegar às lojas em dois anos!Seu conteúdo é essencialmente visual, misturando retratos de moda com elementos naturais e objetos de arte para definir formas e texturas abstratas. Deu uma aula de referências não só para a moda mas para todo trabalho criativo, usando o percurso da água - da nascente ao fundo do oceano – para conduzir suas inspiradoras visões sobre o que deve se confirmar nas passarelas, nas vitrines e nas ruas. Nossas impressões sobre o conteúdo das duas palestras você confere na próxima edição da revista. Até o próximo Marie Claire Inspiração em 2010!
Fonte:http://colunas.marieclaire.globo.com

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